quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Capitão, a Fada contadora de histórias e o Mago

Era uma vez o capitão de um barco muito especial, que gostava muito de crianças e de desenhar e colorir histórias. Esse capitão tinha um chapéu que também era especial, pois de um lado ele era claro como o dia e tinha um lindo sol que brilhava.  Do outro lado ele era escuro como a noite e tinha pequenas estrelas que o iluminavam. Esse barco que o capitão dirigia também era muito especial porque ficava estacionado em um porto cheio de crianças. Todas as tardes algumas crianças entravam no barco e ficavam lá, brincando com o capitão e seu ajudante durante todo o tempo. Os pais e mães destas crianças gostavam e confiavam muito neste capitão, porque enxergavam em seus olhos todo o amor sincero que o capitão era capaz de dar para seus filhos.
Nesse barco tinham: brinquedos, um tanque de areia, cordas, balanços e as crianças cantavam, faziam roda, brincavam, tomavam lanche e sempre ouviam histórias antes de ir embora. O capitão gostava muito daquelas crianças e adorava ficar lá, cuidando delas. Porém, um dia, ele ouviu um chamado muito especial que vinha lá do outro lado do mundo, onde moram os cangurus, os coalas e os ornitorrincos. Esse lugar era muito distante e, todos os dias, enquanto aqui o sol brilhava lá as estrelas iluminavam o céu. E quando aqui as estrelas chegavam, lá aparecia o sol, assim como mostrava os dois lados do chapéu do capitão.
O capitão tinha muita vontade de conhecer esse lugar e então conversou com seu coração durante um tempo e decidiu ir morar lá, nessa terra distante O seu ajudante que era muito querido e gostava muito das crianças, então ganhou o chapéu do capitão. O capitão, para não ficar com muita saudade das crianças que ficavam com ele toda tarde, guardou com muito carinho o sorriso de cada uma delas dentro do seu coração. Mais ainda, deu de presente para cada uma delas um lindo chapéu, igualzinho ao seu, para que não se esquecessem que mesmo enquanto ele estiver morando lá do outro lado do mundo, elas vão continuar em seu coração.

(Marina Maluf Alves)



Winnicott (1975) : "... é no brincar que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral."


Minha postagem deste mês é uma reverência aos maravilhosos personagens da vida real, que dedicam suas vidas à arte e à saúde das pequenas grandes almas deste mundo:

Agradeço profundamente ao "Capitão Marina M. Alves", por toda a sua generosidade, criatividade, docilidade e compromisso com a educação pré-escolar. Seu lindo e importante trabalho certamente contribuirá muito para a formação dos nossos "futuros adultos", tornando-os mais humanos, mais criativos, mais generosos e principalmente, felizes. Desejo que  o "outro lado do mundo" possa usufruir de todo o seu talento, com muita alegria e amor.
Também agradeço a "Fada Contadora de Histórias Alessandra Giordano", que embora não conheça o "Capitão Marina", ficará feliz em se sentir de certa forma "representada" pela criação dessa linda história, que tem o objetivo lúdico de tornar mais possível a difícil digestão do adeus (mesmo que por pouco tempo...). A "Fada Alessandra" certamente influenciou e influencia muitos "Capitães", ajudando a colorir seus chapéus. Para isso conta com a ajuda de suas Fadas ajudantes, em especial a Fada Miriam Winiaver Garini, que levou a alegria, o riso e a diversão para uma porção de crianças de um certo reino, em um certo dia...  Ao "Mago Tato Fischer",  fica o eterno agradecimento pela "magia" de sua música e pelo "encantamento" de suas mágicas, que tem o incrível poder de abrir mais ainda os corações das crianças, lhes pondo um lindo sorriso no rosto. A "mágica" é o "toque final" dos anjos que torna o "chapéu" dos muitos capitães que existem pelo mundo, tão poderoso e tão especial.


"Contar Histórias - um recurso arteterapêutico de transformação e cura" - Alessandra Giordano - 2007 - Editora Artes Médicas.


Tato Fischer - http://www.tatofischer.com.br/ - Músico, compositor, maestro, arranjador, professor de canto e de piano, mágico e "mago".