sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Relações Sociais e conflitos

Ultimamente tem sido muito comum se falar em redes sociais e a tecnologia possibilitou um grande salto nesta direção. O sites de relacionamento como Orkut e Facebook possuem muitos milhões de usuários em todo o mundo, eliminando as grandes distâncias que normalmente separavam as pessoas. Em questão de minutos é possível se publicar fotos e vídeos daquilo que está acontecendo naquele momento e, toda uma comunidade fica sabendo "on line" o que está acontecendo com alguém. Acredito que não existem dúvidas de que houve uma infinidade de avanços e melhorias que tornaram a comunicação mais fácil e praticamente instantânea. Tenho pensado muito sobre esse tema e gostaria de compartilhar algumas questões que estão me acompanhando: A capacidade de se relacionar melhorou? Os efeitos dessas facilidades tornaram o mundo diferente e melhor? Graças a tecnologia e a capacidade de nos comunicarmos "on line", onde quer que estejamos, melhoramos nosso relacionamento com os outros? Indo para um cenário do cotidiano, as relações familiares e de casal, sofreram modificações positivas? Estamos compartilhando mais? Friso que essas são apenas questões que ainda não tenho resposta e, penso que a maioria das pessoas também não tem!

Encontrei um texto de "Pedrinho A. Guareschi" - Relações Comunitárias - Relações de Dominação,  Psicologia Social Comunitária - Editora Vozes, 1996 - Pg. 81, em que o autor formula questões iniciais sobre relações sociais. A primeira pergunta, muito difícil de ser respondida: O que é uma relação? A exemplo do autor em seu texto, sugiro que você tente responder antes de ler a definição abaixo e verá que se trata de um conceito em que a maioria das pessoas traduz o significado de "relação", através de exemplos e tipos de relação, mas não dizendo claramente, o que é relação.
O autor descreve "relação" da seguinte maneira: "... os filósofos, após muita discussão, conceituam "relação" como sendo uma ordenação intrínseca de uma coisa em direção a outra". Em outras palavras, relação é uma coisa que não pode exiistir, se não houver outra coisa (que é o outro) para completá-la. Essa "outra coisa" é parte essencial de uma relação. Muitas vezes ficamos com a impressão, principalmente aos exemplos que são dados, de que relação seja algo que "une", que "liga" duas coisas. Nem sempre é assim. O conflito por exemplo, é uma relação, como a rejeição, a exclusão. Relação existe sempre que uma coisa não pode, sozinha, dar conta de sua existência, de seu ser. A clara percepção de uma relação é a percepção de que algumas coisas "necessitam" de outras para serem elas mesmas. Voltando ao nosso mundo cotidiano, para alguém ser pai ou mãe, é necessário de que haja um marido ou uma esposa e também um filho ou filha. Quando alguém interrompe essa comunicação, se ausentando do processo (um pai ou uma mãe que se abandonam por exemplo), essa relação passa a ser de exclusão ou rejeição e deixa de ser de pai ou de mãe ou de marido e esposa. Encarar o conflito é uma forma de se relacionar e manter a relação, podendo inclusive melhorá-la, embora seja muito difícil.
Esse mesmo exemplo se aplica também para as redes sociais: Existe a "outra coisa"? Estamos indo em direção a alguma coisa e há alguma recíprocidade? O que esperamos quando nos comunicamos através das redes sociais? Sabemos de alguma maneira qual é o papel que estamos assumindo?
Na próxima semana pretendo continuar com esse assunto falando das relações de dominação.